segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

APRENDENDO SOBRE O DÍZIMO COM A BÍBLIA


Dar o dízimo é um conceito do Velho testamento o qual era estipulado em 10% de todo o fruto do seu trabalho (Lv 27,30; Nm 18,26; Dt 14,22; 2Cr 31,5; Ml 3,8-10). Paulo afirma que os crentes devem separar uma parte de seus ganhos para sustentar a Igreja (1Cor 16,1-2).
No Novo testamento, em lugar algum, determina certa porcentagem de ganho que deve ser separada, mas apenas diz “CONFORME A SUA PROSPERIDADE” (1Cor 16,2). A Igreja Católica basicamente tomou esta proporção (10%) do dízimo do Velho Testamento e a incorporou como um “mínimo recomendado” para o ofertar cristão. Entretanto, os cristãos não deveriam se sentir obrigados a se prender sempre à quantia de 10%. Deveriam sim, dar de acordo com as suas possibilidades, “CONFORME A SUA PROSPERIDADE”. Às vezes, isto significa para uns dar mais que 10%, às vezes menos que 10%. Tudo depende das possibilidades do cristão e das necessidades da obra evangelizadora da Igreja. Cada cristão deve, cuidadosamente, orar e buscar a sabedoria vinda de Deus no tocante à sua participação e/ou a quanto devo dar (Tg 1,5).
“Cada um contribua segundo propôs o seu coração; não com tristeza, ou por necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria (2Cor 9,7). Muitos cristãos não percebem que dar o dizimo é um privilégio. Eles não conseguem dar nem os 10% do seu ganho ou ganho familiar à causa do evangelho. Esse apego ao dinheiro demonstra um materialismo exacerbado e até avareza, um pecado de idolatria (Cl 3,5).
E foi para evitar isso que o Senhor instituiu o Dízimo. O cristão que entrega o dízimo demonstra ter visão espiritual, fé nas promessas de Deus, compromisso com a igreja, com sua liderança, com a causa do evangelho e será ricamente abençoado pelo Senhor.

Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia
Pastoral do Dizimo

Fevereiro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário