segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MISSA DE DESPEDIDA DO PADRE ROBERTO - MENSAGEM & PADRE ROBERTO

Muitas vezes somos surpreendidos  por fatos que acontecem em nossas vidas independentes de nossa vontade ou desejo. Porem quando temos uma missão a ser cumprida, devemos aceitá-las  , pois faz parte dos desígnios de DEUS. E fomos surpreendidos por essa despedida deixando de repente um vazio em nossas mentes e em nosso coração, uma pergunta talvez, por quê? Temos tantas comunidades para atender, muitos trabalhos e projetos para desenvolver, as pastorais caminhando muito bem, Por quê? Mas em meios a tantos porquês a comunidade sente que um de seus membros foi separado fisicamente, quando ficamos sós com nós mesmos o vazio nos persegue fazer oquê? Perguntamos-nos? Temos que aceitar, a vida é assim é como estivéssemos numa grande viagem desde que nascemos em que vários momentos dessa viagem paramos e descemos como se fosse uma parada de ônibus, conhecemos pessoas novas, fazemos amigos, constituímos famílias, uns marcam para sempre outros nem tanto,prosseguimos nossa viagem O grande mistério, afinal, é que jamais saberemos em qual próxima parada desceremos, muito menos nossos companheiros, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado.

E nessa grande viagem da vida conhecemos então o Seminarista Roberto, depois diácono e por fim Padre Roberto dotado de um grande carisma espiritual aproximou-nos mais de Deus na Sagrada Eucaristia. De uma forma bem especial recordou-nos como é difícil ser um cristão autentico nos dias atuais, e levou-nos a conhecer, praticar  e preservar os rituais e mandamentos da Igreja, em nossa vida cotidiana, e nos encorajou para que fossemos missionários em nossos lares e locais de trabalho.  
E pelo seu exemplo, dedicação, persistência, tal como Bom Pastor, buscou e resgatou os sentimentos das comunidades. Sua maneira de ser e agir, nos faz sentirmos iguais e irmãos. Como discípulo através do seu anúncio – feito com palavras, com gestos, com atitudes, com a fidelidade aos compromissos. No livro do Eclesiástico, capitulo 6, versículos 14 aos 16, afirma que: “Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar,
terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável. Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem ao Senhor o encontrarão”. Padre Roberto, “quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro”. E nossa comunidade recebeu durante esses cinco anos um valioso tesouro: o Senhor e a sua amizade, dois anos trabalhando nos fins de semana e três anos morando em nossa paróquia. E podemos afirmar com toda a certeza: se hoje formamos uma grande comunidade é porque por trás esteve o espírito de um Bom Pastor, o Bom Pastor das visitas aos enfermos na Pastoral da saúde, o Bom Pastor da Pastoral da Juventude, no anúncio da palavra de Deus, na Pastoral do Batismo, nas lutas contra as injustiças dos menos favorecidos Deus coloca pessoas em nossas vidas, que agem como anjos, mostrando o caminho que devemos percorrer. Saiba  que para muitos desta paróquia que passaram por momentos difíceis, a sua presença foi como um anjo que trouxe paz, luz conforto e  esperança, para corações e espíritos feridos, abatidos, fracos e deprimidos.
 Esta foi a sua mais importante realização. Promover o crescimento espiritual de esse rebanho fortalecer a fé, dar-lhes um sentido de comunidade cristã e aproximá-los de DEUS é a maior missão que um sacerdote pode concretizar, mesmo que para uma minoria talvez o senhor não representasse tudo isso.
Hoje, como discípulo que acolheu Jesus como a sua luz e que aceitou segui-lo, cumpre com a responsabilidade de apresentar ao mundo e de tornar uma proposta questionadora, libertadora, para os homens nossos irmãos, Através do seu anúncio feito com  palavras, com gestos, com atitudes, e fidelidade aos compromissos.
Pediremos sempre que Deus o santifique, ampare e console nos instantes de fraqueza; que Deus lhe dê animo e coragem para seguir confiante e com alegria em sua missão. Ficam aqui nossos agradecimentos pelo seu trabalho, tenha uma certeza: sua missão foi cumprida, Não diremos adeus, mas até breve, Padre Roberto. Deus o abençoe nesta nova caminhada. E sempre estaremos orando e torcendo pelo seu sucesso... Em nome do SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA GUIA receba essa lembrança certo de que nela está o carinho de cada um de nós pelo Senhor.
MARIA ELENA MIRANDA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário