quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O DÍZIMO E A PARABOLA DO SEMEADOR

Quem já leu a Parábola do Semeador (Mt 13,1 9) pode certamente arrumar um tempinho e refletir sobre este ensinamento e o nosso dízimo. Sempre estamos preocupados com a nossa Igreja e vivemos buscando ações e soluções para os problemas financeiros das nossas Comunidades e Paróquias. Fazemos isso de coração e por amor à causa do Reino.
Será que ao planejarmos promoções, jantares, quermesses, leilões e outras atividades que rendam lucro, para suprir as necessidades financeiras da Igreja, estamos semeando corretamente?
Está na hora de semearmos corretamente. Somos missionários evangelizadores, padres, irmãs, agentes de pastoral, seminaristas, ou seja, somos os semeadores, sem nome e sem imagem como na parábola, mas multiplicadores do projeto e da Igreja de Deus.
Toda vez que um irmão faz uma doação para um evento da Igreja, ELE SUPÕE que está ajudando a Igreja, e está, mas temporariamente, não de modo fiel, consciente, na forma da fé e da crença na Santa Igreja Católica.
Devemos pedir a ajuda dos irmãos para causas específicas e necessárias como por exemplo, a ajuda aos desabrigados das enchentes, a construção de uma nova capela na Paróquia, a construção de salão comunitário, salas de catequese, consertos de capelas, reforma da matriz, carro da paróquia e até colaborar com casas de recuperação dependentes químicos, etc... Causas com uma fundamentação sólida, social e necessária.
Para a manutenção da Paróquia e das comunidades, apenas a semente que vai germinar é a semente do DÍZIMO, esta sim dá bons frutos e apenas esta semente BASTA!
Nós membros da Igreja Católica devemos nos unir e sempre procurar agregar na Paróquia novos dizimistas, com toda a fundamentação da Fé que o Dízimo nos transmite, ensinando, evangelizando e por fim conscientizando a Graça maravilhosa de poder dar o que temos, e se temos recebemos por graça divina.
O trabalho é sagrado, e por tanto o dinheiro que é fruto desse trabalho, tem a sua dimensão sagrada e o dízimo é um reconhecimento desta graça recebida. Devemos valorizá lo, ensinando que devolver a Deus parte daquilo que recebemos por sua benção e graça através do Dízimo é um ato de Fé Cristã.
O Dízimo levado ao templo, ao altar sagrado é o maior ato de devoção, crença e fé na Santa Igreja Católica, porque exige sacrifício e doação dos tesouros que recebemos de Deus.
Meus irmãos em Cristo, precisamos rever nossos conceitos, trabalhar com fé e muito Amor no convite daqueles que ainda não são dizimistas (em média no Brasil apenas 7 a 8 dos católicos são dizimistas) precisamos arregaçar as mangas, rezar e pedir a Deus que nos conceda os dons da Sabedoria e Inteligência na multiplicação dos dizimistas da nossa Diocese, e assim colaborarmos corretamente na semeadura da semente que irá germinar sempre, dando frutos cem, sessenta e trinta frutos por um. Quem tem ouvidos, ouça!

Crédito: Assessoria de Comunicação da Diocese de Registro

Nenhum comentário:

Postar um comentário