quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A Bíblia na mão, no coração e vida da gente


Muito nos ajudou o acontecimento da 5ª.Conferência em Aparecida, a grande reunião dos Bispos da América Latina,  o Ano Paulino, conhecendo o discípulo, o apóstolo e missionário, o Ano Catequético, indicando o caminho do discipulado, e  América Latina, o Brasil a Diocese de Registro na missão Continental. – Mas nada disso irá caminhar sem o conhecimento da Palavra de Deus.
Chegou a “hora da Bíblia”, com esperança de promover a primavera da Igreja. O que precisamos é de atração, fascinação e gosto pela Palavra de Deus. As duas  asas que movem a conscientização, a mobilização e vivência da palavra de Deus são: a Espiritualidade Bíblica(revigora a pastoral e reforça o profetismo, o discipulado, a missão, o serviço da vida) e a animação bíblica de toda a pastoral( faz participar da liturgia da comunidade, suscita a fome de ouvir a palavra de Deus, ilumina cada acontecimento-fato que envolve a vida, anima cada iniciativa  da vida da comunidade, nos dá coragem nas pastorais sociais). Precisamos de um mutirão bíblico, para ter o livro da Palavra, para ler, estudar, rezar, refletir, viver e celebrar a Palavra.
É urgente a necessidade de conhecer a palavra de Deus e alargar o encontro com a Sagrada  Escritura, assim a palavra de Deus será  conhecida, servida, amada. aprofundada e vivida na comunidade.. É preciso reconhecer que o maior dever da Igreja é passar a Palavra  a todos. No livro do Apocalipse 10,9, mostra  como a Bíblia é o livro da vida “Toma-o e come-o”.
A leitura orante da Bíblia é a porta do santuário bíblico. Ela desperta o gosto e amor pela Palavra, abre a mente para o estudo bíblico e facilita  a vivência cotidiana da Palavra. Ela deve ser ensinada  nas casas nos pequenos grupos, retiros e reuniões, encontros de pastorais, comunidades e celebrações. Ela (leitura)  deve ser diária, rezar com a Bíblia na mão, estudar  as Escrituras, formar grupos bíblicos, ter ministros da celebração da Palavra bem preparados, e transformar o “catolicismo devocional e sacramentalizador” em “catolicismo bíblico”.
A  Palavra é pão: toma-o e come-o”Ap10,9; a palavra é  ouro, prata, tesouro, lâmpada(Sl 118); a palavra é como chuva(Is 55,1l); a palavra é como espada(hb4,12), como leite (1 Cor 3,2)como carta (II Cor 3,3), como semente(mc.4,14).
“Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna e nós cremos” Jo 6,68                                                                   
                                                                      D. José Luiz Bertanha
                                                                                            bispo diocesano de Registro
FONTE: Pastoral  Bíblica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário