sexta-feira, 20 de maio de 2011

AVALIAÇÃO DA COMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2011


“Fraternidade e a Vida no Planeta”

A Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia Organizou a Campanha da Fraternidade de 2011. Tudo o que vivemos neste tempo especial da Igreja mostrou a necessidade de uma melhor conscientização da sociedade em geral para as questões ambientais. O tema central da Campanha da fraternidade deste ano foi “Fraternidade e a vida no Planeta” e como Lema a passagem bíblica de Rm 8, 22  “ a terra geme em dores de parto”.
As atividades dentro de nossa Paróquia começaram no dia 05 de fevereiro com uma formação para agentes de pastoral realizada pela representante da CF na diocese Ana Nammur. Neste período as comunidades foram conscientizadas da importância do tema e de que trabalhos poderiam ser realizados no decorrer da quaresma.
A abertura oficial da festa aconteceu no dia 09 de março, na celebração de quarta-feira de cinzas, onde a igreja celebra também a abertura do tempo quaresmal.
No período do tempo quaresmal podemos destacar três eventos promovidos que mostraram a importância deste tema para a sociedade; a pastoral da catequese organizou uma grande palestra com todas as crianças com o tema “o meio ambiente”, a comunidade de Nossa Senhora da Boa Esperança organizou o dia da Limpeza onde toda a comunidade saiu pelas ruas do bairro em um grande mutirão de limpeza, e por fim foi realizada um reunião com todos os movimentos  e organizações além de representantes dos departamentos da prefeitura que são envolvidos nas questões ambientais dentro do município para o planejamento da procissão de Domingo de Ramos..Outros eventos foram realizados e a paróquia se mostrou empenhada em mostrar os problemas ambientais atuais e assim realizar uma mudança de atitude na população.
O grande momento desta Campanha da Fraternidade aconteceu no dia 17 de abril, na celebração de Domingo de Ramos, onde a Igreja celebra o inicio da Semana Santa e marca o encerramento da Campanha da Fraternidade. Este ano a Paróquia organizou uma grande celebração, tudo começou na entrada da cidade com uma oração e o plantio de algumas árvores, gesto este que ocorreu por todo o percurso da procissão até a Praça Nossa Senhora da Guia onde foi feito um grande abraço, chamado de “abraço verde”.
A CF 2011 ainda não acabou, tem muito trabalho para ser realizado, é com este pensamento que a paróquia vai discutir o tema ambiental no decorrer de todo o ano. Que Nossa Senhora da Guia nos proteja e que o Divino Espírito Santo nos ilumine em nossos trabalhos pastorais.


Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia
Diocese de Registro, Eldorado - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário