sábado, 2 de abril de 2011

PASTORAL DA CRIANÇA REALIZA ENCONTRO PAROQUIAL

PASTORAL DA CRIANÇA
SETOR: Registro / RAMO: Nossa Senhora da Guia
No dia 02 de abril de 2011, no salão paroquial reuniu as coordenadoras das comunidades onde é desenvolvido a pastoral da criança. Iniciamos o encontro com um momento de acolhida e mística. Após o momento de espiritualidade, foi realizada uma reflexão a respeito da Campanha da Fraternidade 2011.
As coordenadoras partilharam com entusiasmo as alegrias que encontram na atuação como líderes, entre os vários motivos levantados, ressaltam alguns, tais como: o poder acompanhar as crianças da gestação aos seis anos; a participação das crianças; quando faz uma ação concreta e dá certo; criança que se recupera da desnutrição; criança que não gosta de pesar e depois ela mesma quer ser pesada; a perseverança das mães em levar as crianças; participação da  Pastoral da criança na missa. Foi falado, também, das dificuldades que encontram no desenvolvimento das ações da pastoral. As participantes do encontro apresentaram algumas propostas para dar continuidade ao serviço de líder pastoral da criança como, por exemplo: reunir mais as líderes nas comunidades; visita das coordenadoras de Ramo e Setor; elaborar Projeto e apresentar as entidades parceiras; palestras com as mães, para valorizar o que se tem nas comunidades; capacitação para novos líderes; atualização para os líderes já capacitados; reunião com o/as coordenador/as (a cada dois meses – próxima: 04 de junho); encontrão com todas as líderes do Ramo. Quanto a Campanha da Fraternidade foram assumidos alguns gestos concretos tais como: reaproveitamento de roupas que não se usa mais; plantar uma árvore com as crianças que são atendidas pela pastoral da criança e ensina-las a cuidar da mesma, fazer a separação do lixo orgânico do lixo seco para reciclagem.
A coordenadora motivou as líderes a participarem: do dia 08 de abril por ocasião da vinda do Governador ao Vale do Ribeira – Registro e apresentarem as suas reivindicações: Saúde, Educação, condução, construção de pontes; do dia 17 de abril – domingo de Ramos – as 09h00min horas concentração na Rotatória – Eldorado, todas as líderes virem de Camiseta da Pastoral (quem não tiver a camiseta – vir de camiseta verde); do dia 10 de junho – que terá audiência pública em São Paulo – na Assembléia Legislativa, na qual serão apresentadas as Reivindicações das Comunidades Tradicionais: Saúde, Educação, transporte e Energia Elétrica, foram nomeadas duas líderes para ser representante da pastoral neste evento; por fim foi comunicado que temos nova coordenadora em nível de Diocese que é a senhora Maria Aparecida. Encerramos o encontro com momento de oração e um delicioso almoço.


Ir. Lusineide e Ana Cláudia


Nenhum comentário:

Postar um comentário