domingo, 24 de abril de 2011

CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL



       Afugentando as Trevas do Pecado e da Morte, o cristão celebra nesta noite Aquele que diz:" Eu sou a Luz do mundo. Quem Me segue não andará nas trevas, mas terá a Luz da Vida " (Jo. 8, 12). De fato, Ele que "era a Luz verdadeira vindo ao mundo a todo o homem ilumina" (Jo. 1, 9).
          A bênção do fogo, um fogo puro, não artificial, fogo depois comunicado ao CÍRIO,, um dos grandes sinais litúrgicos desta Noite, e logo comunicado aos pequenos círios empunhados pela Assembleia, prepara a Igreja para o anúncio da Páscoa feito através do belo poema lírico, que é o Precatório. Se você que ver mais fotos desta celebração acesse AQUI

O momento mais alto da celebração pascal é a Celebração do Batismo. Associando-se à Ressurreição de Cristo, os batizados morrem para o homem velho ressuscitando para a Vida nova de Filhos de Deus e como membros da Igreja caminham para o Reino tendo de passar não pelas águas do mar vermelho mas sim pelas águas do Batismo.

Por isso, nos primeiros séculos, o Batismo celebrava-se somente na Vigília Pascal, sendo a Quaresma o grande Tempo de preparação.
Depois de Celebração do Batismo, o momento alto da noite, toda a Assembleia é convidada a fazer uma pública e solene profissão de Fé, verdadeira reafirmação do seu Batismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário