sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

PARÓQUIA DE ELDORADO PARTICIPA DE CURSO DE MÚSICOS EM SÃO PAULO


Entre os dias 5 e 15, acontece, em Agudos (SP), o Curso de Formação Litúrgico-Musical (CELMU). Com a participação de cerca de 140 agentes de música litúrgica, vindos das diversas regiões do país, o objetivo é de promover uma melhor integração entre música e liturgia, mediante uma preparação adequada de seus agentes, para que sua função ministerial seja verdadeira expressão do mistério pascal.
O curso é dividido em quatro etapas com aulas teóricas e práticas. O horário da noite é reservado para o canto coral. Todos os participantes, após o momento de técnica vocal, ensaiam músicas a quatro vozes formando o coral do CELMU.
Segundo o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, setor música litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala, há uma grande necessidade de formação para aqueles que exercem o serviço da música litúrgica porque grande parte da participação da assembléia na liturgia é assegurada pela música. “A música facilita a compreensão e acolhida da Palavra de Deus, atinge mais profundamente a pessoa na sua totalidade, expressa com mais força a nossa fé e cria maior união entre os irmãos. Mas é preciso que a música seja de boa qualidade e bem executada”, disse padre Sala.
O CEMUL é oferecido há 20 anos a compositores, letristas, animadores do canto, regentes e instrumentistas que estejam engajados nas ações litúrgico-musicais e que garantam um efeito multiplicador em suas comunidades.

Um comentário:

  1. Cada dia amo cada vez mais minha igreja, minha religião,Nossa Senhora, pena que muitas vezes não se tem apoio para para viver mais essa caminhada tão linda....

    ResponderExcluir