sábado, 25 de fevereiro de 2012

Seminarista Vedinel Ribeiro Zator chaga na Paróquia de Eldorado

Chega a nossa Paróquia o Seminarista Vedinel Ribeiro Zator, natural de Pariquera Açu, nasceu no dia 22 de Novembro de 1989 e Cursa o 1° Ano de Teologia na  Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção  em São Paulo, onde reside no Seminário Diocesano Dom Aparecido José Dias. Sua última Paróquia onde realizou trabalho pastoral foi Jacupiranga por onde permaneceu por 2 anos. A Paróquia Santuário Nossa Senhora da Guia o acolhe com alegria e deseja todo sucesso neste novo processo pastoral. Vivemos um ano de graça na Paróquia, com o jubileu dos 250 anos da instituição da Paróquia, e na Diocese, com um novo direcionamento com relação aos trabalhos com a Juventude, e por isso o Seminarista Vedinel vem acrescentar nestes trabalhos.
Lucival
Pascom Eldorado

RETIRO DE CARNAVAL – ALESS – ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO REÚNE MAIS DE 200 JOVENS

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

QUARTA - FEIRA DE CINZAS

Com o rito da imposição das Cinzas, iniciamos nesta quarta feira o tempo sagrado da QUARESMA. A Quarta-feira de Cinzas é a porta de entrada da Quaresma. Com a imposição das cinzas começa, oficial e solenemente, o tempo de preparação para a Páscoa. Entramos neste tempo especial onde nos deveremos sentir, de forma mais séria, comprometidos com o programa que Jesus nos propõe: a oração, a esmola e o jejum. Iniciar o tempo da Quaresma é procurar colocar os nossos olhos e o nosso coração sintonizados na Páscoa, na certeza da ressurreição de Cristo.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ESTUDO SOBRE A QUARESMA

1. A palavra quaresma. É pura erudição saber que a palavra quaresma era, antigamente, um simples adjetivo em latim. Ela se encontrava no início de uma frase e passou a denominar um período todo do ano litúrgico. Eis a frase em questão: “Quadragésima die Christus pro nobis tradétur”, que se traduz assim: “Daqui a 40 dias (no quadragésimo dia) Cristo será entregue por nós”, para a nossa salvação. Quaresma é abreviação de quadragésima. Na frase latina, em questão, quadragésima está no feminino porque, em latim dia, além de masculino, é também feminino. A língua portuguesa manteve a palavra no feminino.
2. O período da Quaresma. Quaresma é, portanto, a palavra utilizada para designar o período de quarenta dias no qual os católicos realizam a preparação para a Páscoa, a mais importante festa do calendário litúrgico cristão, que celebra a Ressurreição de Jesus, a base principal da fé cristã. Neste período, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os fiéis são convidados a fazerem um confronto especial entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Este confronto deve levar o cristão a aprofundar sua compreensão da Palavra de Deus e a intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé.
3. Quando surgiu a Quaresma. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja decidiu aumentar o tempo de preparação para a Páscoa, que era de três dias, que permaneceram como o Tríduo Sagrado da Semana Santa: quinta feira santa, sexta feira santa e sábado santo. A preparação para a Páscoa passou, então, a ter quarenta dias. Isto aconteceu porque os cristãos perceberam que três dias eram insuficientes para que se pudesse preparar adequadamente tão importante e central evento. Surgia, assim, a Quaresma.
4. O numero 40. O número quarenta é bastante significativo dentro das Sagradas Escrituras. O dilúvio teve a duração de quarenta dias e quarenta noites e foi a preparação para uma nova humanidade, purificada pelas águas. Durante quarenta anos o povo hebreu caminhou pelo deserto rumo à terra prometida, tendo atravessado o mar vermelho. Antes de receber o perdão de Deus, os habitantes da cidade de Nínive fizeram penitência por quarenta dias. O profeta Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites para chegar à montanha de Deus. Preparando-se para cumprir sua missão entre os homens, Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites. Moisés havia feito o mesmo. Os povos antigos atribuíam ao número quarenta diversos significados. Um deles tem importância especial para os cristãos: um tempo de intensa preparação a acontecimentos marcantes na História da Salvação
5. Quaresma no Brasil. A partir da década de 70 a Igreja no Brasil colocou na devoção dos fiéis, que tradicionalmente acompanham, com muita piedade, a caminhada de Jesus para a Páscoa, um reforço à vivência do amor, da caridade que liberta, visto que Jesus deu sua vida para nos salvar. Ao colocar a Campanha da Fraternidade no período da Quaresma, ela quer que sua organização e realização sejam uma mediação, muito prática, para a vivência da caridade; desenvolver e aprofundar a fraternidade, segundo o mandamento do amor: “amar o próximo como Jesus nos amou”. Cada ano um tema é tratado no espírito quaresmal de conversão, através da meditação, da oração, do jejum, da esmola – no sentido de caridade que liberta. Para facilitar a Igreja oferece um texto base no esquema Ver, Julgar, Agir, e diversos subsídios de apoio, motivando e estimulando os fiéis a levarem a meditação sobre Jesus perseguido e sofredor, e as demais práticas da Quaresma, para atitudes concretas em favor do outro, privilegiadamente os sofredores.

VENHA VIVER ESTA EMOÇÃO - ALESS ELDORADO

CREDITO; ALIARA CAROLINA 

QUARESMA - TEMPO DE REFLEXÃO

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 - "FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA"

MISSA DE DESPEDIDA DO PADRE ROBERTO - MENSAGEM & PADRE ROBERTO

Muitas vezes somos surpreendidos  por fatos que acontecem em nossas vidas independentes de nossa vontade ou desejo. Porem quando temos uma missão a ser cumprida, devemos aceitá-las  , pois faz parte dos desígnios de DEUS. E fomos surpreendidos por essa despedida deixando de repente um vazio em nossas mentes e em nosso coração, uma pergunta talvez, por quê? Temos tantas comunidades para atender, muitos trabalhos e projetos para desenvolver, as pastorais caminhando muito bem, Por quê? Mas em meios a tantos porquês a comunidade sente que um de seus membros foi separado fisicamente, quando ficamos sós com nós mesmos o vazio nos persegue fazer oquê? Perguntamos-nos? Temos que aceitar, a vida é assim é como estivéssemos numa grande viagem desde que nascemos em que vários momentos dessa viagem paramos e descemos como se fosse uma parada de ônibus, conhecemos pessoas novas, fazemos amigos, constituímos famílias, uns marcam para sempre outros nem tanto,prosseguimos nossa viagem O grande mistério, afinal, é que jamais saberemos em qual próxima parada desceremos, muito menos nossos companheiros, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado.

E nessa grande viagem da vida conhecemos então o Seminarista Roberto, depois diácono e por fim Padre Roberto dotado de um grande carisma espiritual aproximou-nos mais de Deus na Sagrada Eucaristia. De uma forma bem especial recordou-nos como é difícil ser um cristão autentico nos dias atuais, e levou-nos a conhecer, praticar  e preservar os rituais e mandamentos da Igreja, em nossa vida cotidiana, e nos encorajou para que fossemos missionários em nossos lares e locais de trabalho.  
E pelo seu exemplo, dedicação, persistência, tal como Bom Pastor, buscou e resgatou os sentimentos das comunidades. Sua maneira de ser e agir, nos faz sentirmos iguais e irmãos. Como discípulo através do seu anúncio – feito com palavras, com gestos, com atitudes, com a fidelidade aos compromissos. No livro do Eclesiástico, capitulo 6, versículos 14 aos 16, afirma que: “Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar,
terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculável. Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem ao Senhor o encontrarão”. Padre Roberto, “quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro”. E nossa comunidade recebeu durante esses cinco anos um valioso tesouro: o Senhor e a sua amizade, dois anos trabalhando nos fins de semana e três anos morando em nossa paróquia. E podemos afirmar com toda a certeza: se hoje formamos uma grande comunidade é porque por trás esteve o espírito de um Bom Pastor, o Bom Pastor das visitas aos enfermos na Pastoral da saúde, o Bom Pastor da Pastoral da Juventude, no anúncio da palavra de Deus, na Pastoral do Batismo, nas lutas contra as injustiças dos menos favorecidos Deus coloca pessoas em nossas vidas, que agem como anjos, mostrando o caminho que devemos percorrer. Saiba  que para muitos desta paróquia que passaram por momentos difíceis, a sua presença foi como um anjo que trouxe paz, luz conforto e  esperança, para corações e espíritos feridos, abatidos, fracos e deprimidos.
 Esta foi a sua mais importante realização. Promover o crescimento espiritual de esse rebanho fortalecer a fé, dar-lhes um sentido de comunidade cristã e aproximá-los de DEUS é a maior missão que um sacerdote pode concretizar, mesmo que para uma minoria talvez o senhor não representasse tudo isso.
Hoje, como discípulo que acolheu Jesus como a sua luz e que aceitou segui-lo, cumpre com a responsabilidade de apresentar ao mundo e de tornar uma proposta questionadora, libertadora, para os homens nossos irmãos, Através do seu anúncio feito com  palavras, com gestos, com atitudes, e fidelidade aos compromissos.
Pediremos sempre que Deus o santifique, ampare e console nos instantes de fraqueza; que Deus lhe dê animo e coragem para seguir confiante e com alegria em sua missão. Ficam aqui nossos agradecimentos pelo seu trabalho, tenha uma certeza: sua missão foi cumprida, Não diremos adeus, mas até breve, Padre Roberto. Deus o abençoe nesta nova caminhada. E sempre estaremos orando e torcendo pelo seu sucesso... Em nome do SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA GUIA receba essa lembrança certo de que nela está o carinho de cada um de nós pelo Senhor.
MARIA ELENA MIRANDA 

CATEQUISTAS COORDENADORES DA PAROQUIA PARTICIPAM DO RETIRO DIOCESANO DE CATEQUISTAS

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

ORAÇÃO Á NOSSA SENHORA DE LURDES


Dóceis ao convite de vossa voz maternal, Ó Virgem Imaculada de Lourdes, acorremos a vossos pés junto da humilde gruta onde vos dignastes aparecer para indicar aos que se extraviam, o caminho da oração e da penitência, e para dispensar aos que sofrem, as graças e os prodígios da vossa soberana bondade.
Recebei, Rainha compassiva, os louvores e as súplicas que os povos e as nações oprimidos pela amargura e pela angústia elevam confiantes a vós. Ó resplandecente visão do paraíso, expulsai dos espíritos - pela luz da fé - as trevas do erro. Ó místico rosário com o celeste perfume da esperança, aliviai as almas abatidas. Ó fonte inesgotável de água salutar com as ondas da divina caridade, reanimai os corações áridos.
Fazei que todos nós, que somos vossos filhos por vós confortados em nossas penas, protegidos nos perigos, sustentados nas lutas, nos amemos uns aos outros e sirvamos tão bem ao vosso doce Jesus que mereçamos as alegrias eternas junto a vosso trono no céu. Amém.

Oração composta pelo Papa Pio XII

DIMENSÕES DA ESPIRITUALIDADE DO CATEQUISTA


Sem uma espiritualidade que acalente e alimente, o nosso trabalho como catequistas torna-se mero ativismo. Este texto vem mostrar a Espiritualidade do Catequista em suas diversas dimensões.
a)      ESPIRITUALIDADE  BÍBLICA:
A Bíblia ocupa um lugar muito especial na espiritualidade do catequista. Dessa espiritualidade bíblica vai depender a maneira como o catequista orienta seus catequizandos. Ele precisa despertar  nos seus catequizandos o gosto pela Palavra de Deus. Quem não tem nenhuma familiaridade com a Bíblia dificilmente fará uma catequese bíblica.
b) A  ESPIRITUALIDADE PROFÉTICA
Na qualidade de profeta, o catequista deve fazer a experiência de Deus marcada pela indignação diante da injustiça, da opressão, da marginalização e da exclusão. O catequista fala em nome de Deus, mas também em nome dos oprimidos e injustiçados que não tem voz.
c)      A ESPIRITUALIDADE DE COMUNHÃO
Faz parte da espiritualidade do catequista caminhar com a igreja e a comunidade. Não se pode seguir um caminho próprio, desligado da ação pastoral da paróquia. A comunidade é o espaço apropriado para construir novas relações, baseadas no diálogo, na compreensão e na cooperação mútuas, no serviço desinteressado e na entrega de si mesmo pelo bem dos demais, a exemplo de Jesus Cristo.
d)     A ESPIRITUALIDADE “APAIXONADA”
Catequistas apaixonados pela sua missão dão testemunho da beleza desse ministério na Igreja e não desistem facilmente, mas  perseveram.
Essa paixão deve gerar na pessoa do catequista a alegria, a descontração. A espiritualidade supõe a capacidade de rir de nós mesmos, de saber olhar com certa distância os fatos difíceis de serem vividos. Jesus também agiu com senso de humor. Junto com o humor vem a paciência, que é a capacidade de resistência que muitas vezes perdura tempo.
e)      A ESPIRITUALIDADE  DO  COTIDIANO
Nossa espiritualidade precisa ser moldada pelo nosso cotidiano. Uma pergunta indispensável é esta: Se Jesus vivesse na atual sociedade, como ele falaria hoje? Sura oração era cheia de comparações e símbolos do seu tempo. Quais recursos ele hoje utilizaria para anunciar o Reino? Não se pode separar espiritualidade da vida, e nem considerar que na oração deve-se deixar de lado os problemas que nos atingem.
f)       A  ESPIRITUALIDADE  MISSIONÁRIA
O catequista missionário deve encontrar em Jesus, o Bom Pastor, o seu modelo e guia interior no desempenho da missão de educador da fé. O seu amor deverá ser intenso e ao mesmo tempo expansivo. Sua ação missionária consiste em levar a mensagem de fé no coração da família do catequizando, como fez Jesus em suas visitas, proclamando o amor e misericórdia de Deus: “hoje a salvação entrou nesta casa” (Lc 19,9)
g)      ESPIRITUALIDADE  SACRAMENTAL
É na celebração dos Sacramentos que o catequista missionário é fortalecido para o exercício do seu ministério, experimentando significativamente a alegria do perdão de Deus, e a força que brota da Eucaristia, fonte e ápice da vida cristã. A Eucaristia é   de todos os outros sacramentos para levar a perfeição e comunhão com Deus Pai, na identificação com Jesus seu Filho pela ação do Espírito Santo;

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

USANDO A INTERNET COMO MEIO DE EVANGELIZAÇÃO

Pe. Roberto e Pe. Gilberto foram os representantes da Diocese de Registro no 14° ENP


O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida acolhe, nestes dias, de 01 a 07 de fevereiro, aproximadamente 500 padres, representantes de todo Brasil, que participam do 14º Encontro Nacional dos Presbíteros (14º ENP).
Este 14º ENP tem como tema “A Identidade e a Espiritualidade do Presbítero no Processo de mudança de Época” e o lema “Escolhido entre os homens e constituído em favor da humanidade”. Seus objetivos são; Retomar e aprofundar a caminhada dos presbíteros da Igreja no Brasil; Refletir, por meio de exposições, debates, grupos de estudo, sobre a realização pessoal dos presbíteros e sobre a melhor maneira de exercer seu ministério na sociedade atual; Aprofundar a compreensão do ministério na comunhão com os presbíteros e os bispos e na co-responsabilidade com os leigos (as) visando um Igreja toda ministerial; Celebrar a vida dos presbíteros nas liturgias e no aprofundamento da espiritualidade; Oportunizar espaços de liberdade para que os presbíteros partilhem suas angústias, impasses e esperanças, sem descuidar do aprofundamento de alguns temas; Fortalecer a colegialidade entre as igrejas e através do envio de missionários e da partilha de recursos com as igrejas mais pobres; Criar e/ou fortalecer a pastoral Presbiteral em todos os Regionais e Dioceses;Reforçar e articular a organização da CNP em todos os níveis; Eleger a nova presidência da CNP.
A Diocese de Registro foi representada pelos Padres Roberto Luis de Silva da Paróquia São João Batista de Sete Barras e Gilberto de França da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Jacupiranga.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ENCONTRO NACIONAL DE PRESBÍTEROS

"QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA" CF 2012

Lançamento da CF 2012 na Diocese de Registro reúne mais de 60 pessoas

O evento contou com a participação de agentes de pastorais vindas de diversas paróquias da nossa diocese
O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2012 aconteceu neste ultimo sábado, dia 4 de fevereiro, no Centro Diocesano de Pastoral, na Catedral São Francisco Xavier, na cidade de Registro. A Campanha, que mobiliza todas as dioceses do nosso país, este ano tem como tema "Fraternidade e Saúde Pública" e como lema "Que a saúde se difunda sobre a terra" (Eclo, 8, 38).O evento contou com a participação de cerca de 60 pessoas, que puderam compreender o conteúdo da Campanha, e assim, levar o aprofundamento do tema para suas respectivas paróquias.O Lançamento da CF 2012 contou também com a presença de Dom José Luiz Bertanha, bispo da nossa diocese, da prefeita da cidade de Registro, Sandra Kennedy, e de seu esposo, Ronaldo Ribeiro, e das médicas Dra. Débora e Dra. Maria Vaneide, que trabalham na área de saúde pública.A Equipe da Campanha da Fraternidade agradece à todos que participaram deste evento, e conta com o apoio de todos para a divulgação, estudos e encontros especificos nas paróquias.
FONTE: PASCOM DIOCESANA

MISSA DE ABERTURA DO ANO JUBILAR DA PARÓQUIA SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA GUIA

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Nossa Senhora das Candeias ou da Luz


A origem da devoção à Senhora das Candeias tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o seu nascimento (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a tradição mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar ao Templo até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote, a fim de apresentar o seu sacríficio (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e assim purificar-se. Desta forma, José e Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever, e este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, teria-lhes dito: «Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios, e glória de Israel, vosso povo» (Lucas, 2, 29-33). 
Com base na festa da Apresentação de Jesus / Purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação; do cântico de São Simeão (conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: o Nunc dimittis), que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora das Candeias, cujas festas eram geralmente celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o fato. 

02 DE FEVEREIRO - APRESENTAÇÃO DO SENHOR NO TEMPLO

A cena da apresentação de Jesus no Templo de Jerusalém apresenta uma catequese bem amadurecida e bem refletida, que procura dizer quem é Jesus e qual a sua missão no mundo. Antes de mais, o autor sublinha repetidamente a fidelidade da família de Jesus à Lei do Senhor, como se quisesse deixar claro que Jesus, desde o início da sua caminhada entre os homens, viveu na escrupulosa fidelidade aos mandamentos e aos projetos do Pai. Desde o início da sua existência terrena, Ele entregou a sua vida nas mãos do Pai, numa adesão absoluta ao plano do Pai. A missão de Jesus no mundo passa por aí – pelo cumprimento rigoroso da vontade e do projeto do Pai.
Portanto, Jesus foi apresentado no Templo. Aí, duas personagens O acolhem: Simeão e Ana. Eles representam esse Israel fiel que espera ansiosamente a sua libertação e a restauração do reinado de Deus sobre o seu Povo. De Simeão diz-se que era um homem “justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel”.


Hoje, como discípulos que acolheram Jesus como a sua luz e que aceitaram segui-l’O temos a responsabilidade de O apresentar ao mundo e de O tornar uma proposta questionadora, libertadora, iluminadora, salvadora, para os homens nossos irmãos. É isso que acontece? Através do nosso anúncio – feito com palavras, com gestos, com atitudes, com a fidelidade aos compromissos exige o nosso batismo. A Vida cristã é chamada a refletir de maneira particular a luz de Cristo. É preciso que sejamos luz e conforto para cada pessoa, velas acesas que ardem com o próprio amor de Cristo, luz que ilumina as sombras do mundo e que profeticamente anuncia a aurora de uma nova realidade.