segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ABERTURA DA CF 2012 NA DIOCESE DE REGISTRO


Registro, 28 de janeiro de 2012.

Queridos Irmãos e Irmãs.

            Estamos a poucos dias do início da Quaresma, neste período dos quarenta dias que antecedem a festa da Páscoa que é a ressurreição de Jesus Cristo, que vence as trevas da morte e traz a salvação ao povo com sua ressurreição. A Igreja Católica nos convida à conversão para celebrarmos dignamente a vitória da vida sobre a morte.
            Neste ano de 2012, a Campanha da Fraternidade nos propõe o tema:“FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA” e o lema “ Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8).
            Para que a nossa Diocese possa realizar um trabalho diferenciado, estaremos realizando no próximo dia 04 de fevereiro, com início as 9horas no Centro Pastoral Diocesano, na cidade de Registro, o LANÇAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012, contamos com a presença dos agentes de Pastorais, Ministros da Eucaristia e Palavra, Grupos de Orações, Padres, Seminaristas, Religiosos e Religiosas e todos os fiéis desta Diocese.
Vamos como filhos e filhas de Deus sensibilizar a todos sobre a dura realidade de muitos irmãos e irmãs que não tem acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas.
            Toda a ação eclesial brota de Jesus Cristo e se volta para Ele e para o Reino do Pai, esta perspectiva norteia as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Ela é condição para que, na Igreja, aconteça uma conversão pastoral que a coloque em estado permanente de missão, com o advento de inúmeros discípulos missionários, enraizados em critérios sólidos para ver, julgar e agir no enfrentamento dos problemas concretos e urgentes da vida de nosso povo. A saúde integral, é considerada a principal preocupação e pauta reivindicatória de nossa população, não deixemos que neste período político seja mais uma vez palco para promessas que não serão cumpridas.
           "Damos todo o apoio da preparação para a Campanha da Fraternidade de 2012. Será um momento forte para conscientização sobre a Saúde Pública em nível de Brasil, de Estado e de Vale do Ribeira. Que a saúde se difunda sobre o Vale do Ribeira. - Todas as paróquias procurem fazer um grande esforço para enviar alguns para este encontro. Agradecemos todo o esforço neste sentido de tamanha importância. Grato. Deus nos abençoe e a todos que vão fazer alguma coisa nesta Campanha da Fraternidade". D. José Luiz Bertanha.
        Meu irmão e minha irmã, o nosso grande desafio é fazer como Jesus Cristo, assumir a cruz da realidade humana. Venha participar deste encontro e seja um multiplicador dessa Campanha da Fraternidade. Faça como Maria diga “SIM”, “EIS AQUI A SERVA DO SENHOR” (Lc 1, 38). Espero encontrar você neste dia do Lançamento e durante todo o tempo a serviço da nossa Igreja, desde já rogo a DEUS que proteja a você e sua família.
Um Fraterno Abraço
 Equipe Diocesana da C. F.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

HISTÓRIA DO Pe. ROBERTO EM NOSSA PARÓQUIA


A Paróquia Santuário Nossa Senhora da Guia começa o Ano de 2012 com a noticia triste da transferência do Pe. Roberto de nossa Paróquia para a cidade de Sete Barras, Paróquia São João Batista. Este Artigo vem mostrar um pouco a caminhada do Pe. Roberto em nossa Comunidade. Tudo começou em Fevereiro de 2007 quando foi apresentado á nossa Paróquia pelo então Reitor do Seminário Diocesano, Pe. Felix. O então Seminarista Roberto veio para auxiliar na pastoral nos fins de semana o então Pároco, o Pe. Luis Carlos . De 2007 á 2009 trabalhou nos fins de semana em nossa Paróquia, principalmente á frente da Pastoral da Juventude. No mês de fevereiro de 2009 com a chegada do Pe. Zico passou a morar em nossa Paróquia e no dia 25 de Abril 2010 foi Ordenado Diácono da Igreja, a Celebração presidida por Dom José Luiz Bertanha foi realizada no Ginásio de Esportes de nossa Cidade. Alguns meses depois de sua Ordenação Diaconal, mais precisamente no dia 28 de Agosto, foi Ordenado Presbítero da Igreja na cidade de Iguape e voltou para a cidade de Eldorado, agora como Padre para dividir as funções pastorais com o Pe. Zico e Pe, Miguel. Nossa Paróquia fica triste ao se despedir do Pe. Roberto, mas esta profundamente agradecida por todo o Trabalho que Ele realizou, por sua dedicação e zelo pela Igreja. A Missa de despedida do Pe. Roberto ocorrera no dia 12 de Fevereiro no Santuário. Que Nossa Senhora, Mãe da Guia, e o Divino Espírito Santo estejam sempre presente em sua Vida Pe. Roberto e saiba que nossa Paróquia sempre estará de portas abertas para o Senhor. 
Lucival  de  Andrade  Pinto 
Pastoral de Comunicação de Eldorado
              

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

JOVENS DA DIOCESE DE REGISTRO PARTICIPAM DE AÇÕES EVANGELIZADORAS NO MÊS DE JANEIRO


Os Jovens da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Guia e da Diocese de Registro participaram neste mês de Janeiro de dois grandes eventos organizados pela Igreja  Católica. O 1° ocorreu de 8 á 15 de janeiro na cidade de São Paulo e reuniu jovens do Brasil inteiro no 25° Curso de Verão, o Tema abordado foi "Religiões Construtoras de Justiça e Paz". O outro evento foi organizado pela Renovação Carismática Católica da Diocese de Registro e foi chamado de "Jesus é nossa praia". No dia 15 de Janeiro a Juventude Católica invadiu a praia da Cidade de Ilha Comprida para participar do Show do Padre Juarez. Este show fez parte da programação do Ilha Verão 2012, organizado pela Prefeitura de Ilha Comprida. Que este ano, que começou muito bem para a Juventude da Diocese de Registro, seja repleto de bençãos e um ótimo trabalho para a Pastoral da Juventude sobre a responsabilidade do Padre Roberto Luis da Silva e para a RCC da Diocese de Registro sobre a responsabilidade do coordenador  José das Dores Satiro.
Lucival de Andrade Pinto
Pastoral da Comunicação
Paróquia Santuário Nossa Senhora da Guia

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

FESTA DOS REIS, DIA DA EPIFANIA


A Epifania marca a fase final do ciclo natalino [Historicamente, a festa da Epifania (6 de janeiro) é a data do Natal no Oriente. Mas a Igreja ocidental (latina), que celebrava o Natal no dia 25 de dezembro, conservou a data de hoje com o nome de Epifania, tornando-se um sinal de unidade entre a Igreja oriental e a ocidental.
Celebra a manifestação (epifania, em grego) de Deus ao mundo, na figura dos reis magos que, representando o mundo inteiro, vão adorar o menino Jesus em Belém. A liturgia retoma o tema da luz - luz que brilha não só para o povo oprimido de Israel (como na 1ª leitura da noite de Natal), mas para todos os povos, segundo a visão do profeta universalista que escreveu o fim do livro de Isaías (1ª leitura). Jerusalém, restaurada depois do exílio babilônico, é vista como o centro para o qual convergem as caravanas do mundo inteiro. Essa visão recebe um sentido pleno quando reis astrólogos do oriente procuram o messias nascido de Davi - nos arredores de Jerusalém, em Belém, cidade de Davi (evangelho). A 2ª leitura comenta, mediante o texto de Ef 3, 2-6, esse fato como revelação do mistério de Deus também para os pagãos.
Toda a liturgia de hoje é permeada pelo sentido universal da obra de Cristo. Mas para não cairmos no universalismo abstrato e global das grandes declarações internacionais, que nunca chegam até o chão, encontramos aqui, como na festa da Mãe de Deus, a inserção bem concreta de Jesus num ponto “parcial” da humanidade. Mesmo não sendo a menor das principais cidade de Judá (Mt 2,6), Belém não passa de um povoado que os magos nem sequer encontram no mapa. E, contudo, nesse momento, é o centro do inundo, assim como Ezequiel, por volta de 580 a.C., chama a aparentemente insignificante terra de Israel de “umbigo da terra” (Ez 38,12). O ponto por onde passa a salvação não precisa ser grandioso.
Belém representa a comunidade-testemunha, não o império oficial do poderoso Herodes. É centro do mundo, não para si mesma, mas para quem procura o agir de Deus. Não em Roma, nem na Jerusalém de Herodes, mas na Belém do presépio é que a estrela parou. Para mostrar que não depende do poder humano, Deus se manifesta no meio dos pobres, no Jesus pobre.

domingo, 1 de janeiro de 2012

FELIZ ANO NOVO!!!

Hoje iniciamos um Novo Ano Civil e coroando este Novo Ano Celebramos a Solenidade de Maria, Mãe de Deus, celebramos também o dia da Paz. Somos convidados á no inicio deste novo ano pararmos por um instante e refletirmos a nossa vida, olhar tuda aquilo que fissemos ou deixamos de fazer em 2011 e se organizar para que 2012 seja melhor. fazer um projeto de vida não é simplismente clocar num papel aquilo que quer para um determinado tempo e sim ter uma atitude de mudança e de força de vontade.  2012 promete muita coisa, curta sua Família, faça Amigos, participe da Comunidade, leia a Bíblia e, principalmente, traga no seu coração principios Evangelicos, os mesmos principios que o próprio Jesus Cristo pregou .