terça-feira, 26 de abril de 2011

COMUNIDADE DO BATATAL REALIZA VIA SACRA


CURITIBA ELDORADO, POR UMA JUVENTUDE SANTA

 O Grupo de Oração Luz do Espírito Santo da Renovação Carismática Católica e a Paróquia Nossa Senhora da Guia organizaram a “Missão Curitiba Eldorado, por uma Juventude Santa”. Tudo isso ocorreu entre os dias 21 e 24 de abril. A equipe que organizou a animação e pregação desta missão foram os jovens missionários da RCC de Curitiba. Foi um momento de Unção e Benções para a paróquia de Eldorado.

domingo, 24 de abril de 2011

CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL



       Afugentando as Trevas do Pecado e da Morte, o cristão celebra nesta noite Aquele que diz:" Eu sou a Luz do mundo. Quem Me segue não andará nas trevas, mas terá a Luz da Vida " (Jo. 8, 12). De fato, Ele que "era a Luz verdadeira vindo ao mundo a todo o homem ilumina" (Jo. 1, 9).
          A bênção do fogo, um fogo puro, não artificial, fogo depois comunicado ao CÍRIO,, um dos grandes sinais litúrgicos desta Noite, e logo comunicado aos pequenos círios empunhados pela Assembleia, prepara a Igreja para o anúncio da Páscoa feito através do belo poema lírico, que é o Precatório. Se você que ver mais fotos desta celebração acesse AQUI

O momento mais alto da celebração pascal é a Celebração do Batismo. Associando-se à Ressurreição de Cristo, os batizados morrem para o homem velho ressuscitando para a Vida nova de Filhos de Deus e como membros da Igreja caminham para o Reino tendo de passar não pelas águas do mar vermelho mas sim pelas águas do Batismo.

Por isso, nos primeiros séculos, o Batismo celebrava-se somente na Vigília Pascal, sendo a Quaresma o grande Tempo de preparação.
Depois de Celebração do Batismo, o momento alto da noite, toda a Assembleia é convidada a fazer uma pública e solene profissão de Fé, verdadeira reafirmação do seu Batismo.


VIA SACRA PELAS RUAS DA CIDADE



A Via Sacra é a Expressão popular do povo de vivenciar a paixão de nosso Senhor Jesus Cristo, para isso é feito a memória da caminhada do Cristo até o Calvário e assim participar de sua Paixão. Nossa Paróquia celebrou este momento com centenas de pessoas pelas ruas da cidade. Se você quer ver outras fotos acesse AQUI

CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR



A Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia Celebrou a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. A sexta feira da Paixão é a data em que a igreja olha para a cruz que Cristo carregou e faz memória de sua Paixão. 



sexta-feira, 22 de abril de 2011

MISSA DA CEIA DO SENHOR E LAVA PÉS - QUINTA FEIRA SANTA

                 Em preparação a grande festa da Páscoa a Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia realizou nesta quinta-feira a missa da Ceia do Senhor e o Sinal do Lava pés. Foi o momento de recordar Jesus Cristo na Última Ceia com os seus discípulos, Ele institui o sacramento da eucarística e se Iguala aos discípulos lavando os pés deles.


quarta-feira, 20 de abril de 2011

MISSA DOS SANTOS ÓLEOS - PARÓQUIA E SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA GUIA

                             A Diocese de Registro realizou nesta última terça - feira a missa da benção dos Santos Óleos, usados na administração dos sagramentos do Batismo, Confirmação e Unção dos Enfermos no decorrer deste ano litúrgico. Esta missa é conhecida também como missa da unidade, nesta celebração todo o Clero da Igreja particular, no caso a Diocese de Registro, renova seus compromissos sacerdotais e a comunidade também é convidada a renovar os seus compromissos de povo de Deus assumidos no Batismo. A missa contou com a presença de cerca de 700 pessoas que vieram de toda a diocese. Este ano a Paroquia escolhida para ser sede deste evento foi a Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia, aqui em Eldorado. Nossa Paróquia em nome de todos os que ajudaram na organização desta celebração agradece a presença de todos.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

DOMINGO DE RAMOS EM ELDORADO


No inicio da Semana Santa a Igreja do mundo inteiro celebra o Domingo de Ramos. Esta celebração marca o inicio da Semana Santa e tem como objetivo reviver a entrada de Jesus em Jerusalém. Nossa paróquia celebrou este momento com um grande evento. Foi realizada uma procissão por diversas ruas de nossa cidade. O tema da procissão foi voltado para a questão ambiental e para a CF 2011, “ Fraternidade e a Vida no Planeta. Este evento contou  com a participação de diversas entidades que trabalham com a questão ambiental, além de diversas comunidade de nossa paróquia. Confira todas as fotos deste grande evento AQUI


CONFISSÃO COMUNITÁRIA

                 


No último dia 15 de abril a Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Guia realizou a Confissão Comunitária em preparação para a Semana Santa. O tema central da Confissão foi a atitude do ser cristão diante das realidades que destroem o Planeta, idéia tirada da Campanha da Fraternidade deste Ano “ Fraternidade e a Vida no Planeta”  

sexta-feira, 15 de abril de 2011


CONFISSÃO COMUNITÁRIA - COMUNIDADE DO BAIRRO DO BATATAL


           A Comunidade de Nossa Senhora da Boa Esperança organizou nesta Quinta - feira Confissão Comunitária. Foi um momento em que a comunidade se reuniu para viver mais intensamente os mistérios do tempo quaresmal e assim poder viver mais intensamente a Páscoa do Cristo.

terça-feira, 12 de abril de 2011

CONFISSÃO COMUNITÁRIA PARA A PÁSCOA


15 de Abril
Confissão comunitária
19h30 - Matriz 
Assim, no sacramento da confissão o Senhor nos deu meios poderosos para lutar com o pecado. Preparando-nos para a confissão, nós aprendemos a observar com mais atenção nossa vida interior, entender melhor nossas fraquezas e as astúcias de nosso tentador — o demônio. A confissão sincera diante do sacerdote nos auxilia a vencer nosso orgulho e com isto partir os fios das paixões, com os quais o diabo nos embaraçou.
Após o arrependimento sincero e a purificação no sacramento da confissão, é como se uma pedra pesada caísse de cima de nosso coração, e nós nos sentimos renovados e iluminados. Novamente são acordados dentro de nós bons sentimentos, o desejo de amar a Deus e ao próximo. Em poucas palavras, tendo nos arrependido na confissão, nós estaremos profundamente convictos de quanto o Senhor é misericordioso e de como é eficaz Sua graça. Vamos então valorizar este grande meio de cura espiritual e pedir que o Senhor nos faça compreender que daqui em diante devemos viver na virtuosidade, para que todos nossos pensamentos, palavras e ações sejam direcionados para a graça do Santo nome Dele!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

SEMANA SANTA


DOMINGO DE RAMOS         
Com ramos nas mãos, recordando a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém (cf. Lc 19,28-40), sendo aclamado rei pelo povo, a Igreja abre a Liturgia deste domingo. O Cerimonial dos Bispos (CB) salienta a duplo aspecto do Ministério Pascal de Cristo que convenientemente deve ser abordado na catequese deste dia (cf. CB 263), salientando que estamos inseridos na realidade pascal de Jesus, ou seja, sepultados para o pecado com Cristo, igualmente ressurgiremos para a eternidade em Deus.
É costume que nas comunidades haja apenas uma celebração com bênção e procissão dos ramos, no horário que for mais conveniente. As demais celebrações ocorrem sem esse momento de manifestação pública pelas ruas das comunidades.


QUINTA FEIRA SANTA            
No entardecer da Quinta-Feira Santa, incia-se o Tríduo Pascal, onde a Igreja revive os momentos derradeiros da vida de Nosso Senhor. Neste dia, celebra-se a Sagrada Ceia pela qual Cristo institui o Sacramento da Eucaristia. Amando os seus até o fim, Jesus antecipa sua entrega a favor da humanidade, pelo seu santíssimo Corpo e preciosíssimo Sangue nas espécies do pão e do vinho. Era uma ceia judaica e se aproximava a festa da Páscoa dos judeus.
 A atitude de Nosso Senhor nos revela um Deus amoroso e sempre presente na vida e na história de seu povo. Ele perpetua sua presença entre nós, pela Eucaristia, instituindo também o sacerdócio ministerial ao ordenar que se celebre sempre aquela ceia em sua memória (cf. I Cor 11,24-25). Através dos sinais sacramentais perpetuados em nosso meio, portanto, celebramos também o seu Mistério Pascal.


SEXTA FEIRA SANTA
Às 15h, ou noutro horário oportuno, a Igreja realiza a Liturgia da Paixão do Senhor. Neste dia, não se celebra missa em lugar algum, mas ocorre a celebração onde meditamos as dores e morte de Nosso Senhor. Parece que o termo “comemorar” se relaciona a festas alegres, mas não podemos deixar de comemorar o resgate da aliança com Deus através do sacrifício da Cruz. Este acontecimento nos prepara para as alegrias pascais; dessa forma, já celebramos a Páscoa do Senhor. A Igreja prescreve dia de jejum e abstinência de carne.  No mistério da cruz somos convidados a fazer um verdadeiro exame de consciência em nossas vidas.


SÁBADO DE ALELUIA
Após vivermos a Páscoa da Ceia (na Quinta-Feira Santa) e a Páscoa da Cruz (na Sexta-Feira da Paixão), a Igreja nos insere na grande noite, na Páscoa da Luz, que é o próprio Cristo vivo e ressuscitado em nosso meio.
No Sábado Santo, ao contrário do que muitos pensam, não existe celebração da missa. É o dia em que a Igreja permanece silenciosa junto ao Santo Sepulcro do Senhor, meditando seu ato salvífico manifestado na dor da Cruz, onde se doou em favor de muitos.
Ao anoitecer, porém, a Igreja celebra a Vigília Pascal que por antiquíssima tradição é “a noite de vigília em honra do Senhor” (cf. Ex 12,42). Como bem nos lembrava Santo Agostinho, esta é “a noite santa e mãe de todas as vigílias cristãs”.