segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ENCENAÇÃO DE NATAL

O NASCIMENTO DE JESUS, UM CORDEL SOBRE O NATAL

MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA

Com a força que brota da oração, a família transforma-se numa comunidade de discípulos e missionários de Cristo. Nela acolhe-se, transmite-se e irradia-se o Evangelho. Como dizia o meu venerado predecessor, o Papa Paulo VI:  “Os pais não somente comunicam aos filhos o Evangelho, mas podem receber deles o mesmo Evangelho profundamente vivido” (Evangelii nuntiandi, 71).
A família cristã, vivendo a confiança e a obediência filial a Deus, a fidelidade e o acolhimento generoso dos filhos, o cuidado pelos mais frágeis e a prontidão a perdoar, transforma-se num Evangelho vivo, que podem ler (cf. 2 Cor 3, 2), em sinal de credibilidade talvez mais persuasivo e capaz de interpelar o mundo contemporâneo. Há-de levar também o seu testemunho de vida e a sua explícita profissão de fé aos diversos âmbitos do seu encontro, como a escola e as várias associações, assim como comprometer-se na formação catequética dos seus filhos e nas actividades pastorais da sua comunidade paroquial, de maneira especial nas que estão relacionadas com a preparação para o matrimónio, ou voltadas especificamente para a vida familiar.

MENSAGEM DE NATAL DO PAPA BENTO XVI E MISSA DO GALO DA PARÓQUIA E SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA GUIA

                  Hoje nasceu o nosso Salvador»! Esta noite, uma vez mais, escutámos em nossas Igrejas este anúncio que, apesar do transcurso dos séculos, mantém inalterado o seu fulgor. É anúncio celestial que convida a não temer porque se manifestou «uma grande alegria que será para todo o povo» (Lc 2,10). É anúncio de esperança porque dá a conhecer que, naquela noite de mais de dois mil anos, «na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Cristo Senhor» (Lc 2,11). Então, aos pastores acampados sobre as colinas de Belém e, hoje a nós, habitantes de todo este nosso mundo, o Anjo do Natal repete: "Nasceu-vos hoje o Salvador; nasceu para vós! Vinde, vinde para adorá-Lo!". 

              Mas, tem ainda algum valor e significado um "Salvador" para o homem do terceiro milênio? Será ainda necessário um "Salvador" para o homem que alcançou a Lua e Marte, e se dispõe a conquistar o universo; para o homem que investiga indefinidamente os segredos da natureza e chega até decifrar os códigos maravilhosos do genoma humano? Necessita de um Salvador o homem que inventou a comunicação interativa, que navega no oceano virtual da Internet e, graças às mais modernas tecnologias dos meios de comunicação, já fez da Terra, esta grande casa comum, uma pequena aldeia global? Apresenta-se confiante e auto-suficiente artífice do próprio destino, fabricante entusiasta de indiscutíveis sucessos este homem do vigésimo primeiro século.
FELIZ NATAL! Paróquia e santuário Nossa Senhora da Guia

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

LUTA DAS COMUNIDADES NEGRAS PELA REINTEGRAÇÃO DAS TERRAS

Dia 16/12/2.010  aconteceu a reintegração de posse de duas áreas, situadas dentro do território reconhecido como  quilombo, da Comunidade de  Cangume, Município de Itaóca, Estado de São Paulo.

A reintegração foi para cumprir a determinação da sentença prolatada na ação Nº 2.005.61.04.010697-3 - 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Sorocaba.

As áreas reintegradas foram: Toca da Onça com  40,777 hectares e Roça dos Boavas, com 89,138 hectares.

Quando as áreas foram reintegradas à Comunidade, assim falou o Sr. Jaime, presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombos de Cangume: “Hoje é um dia feliz para nós. Parecia que nunca ia chegar.  No ano que vem, vamos ter outro dia feliz, quando recuperarmos outras áreas que nos pertencem. Então faremos uma grande festa”.

UM POUCO DE HISTÓRIA

O historiador e antropólogo José Mauricio P. A. Arruti, assim descreveu a história de Cangume, no Relatório Técnico Cientifico da Comunidade, elaborado pelo ITESP e concluído em setembro de 2.003, que tomamos a liberdade de resumir:

“Até a década de 1960, Cangume ocupava um território de cerca de 1.300 ha. A Terra era livre e  o uso coletivo permitia que as 70 famílias vivessem da lavoura de milho, feijão, arroz, mandioca possuindo pequenas criações de porcos, cabras e galinhas. Faziam artesanatos de cipó, palha, taboa, taquara e barro, produzindo praticamente tudo de que necessitavam e recorrendo ao parco mercado regional para a compra de pouquíssimos gêneros, tais como o sal.

A extração de minério levou a abertura de estradas, provocando uma rápida valorização das terras da região. Com as estradas, chegam também os primeiros fazendeiros de gado começando a alterar o padrão local de pequenos apossamentos familiares.

E m 1968,  houve intervenção do Estado “regularizando” as terras: as posses dos moradores do Cangume, que eram trabalhadas de forma coletiva, com base na solidariedade entre famílias extensas que se revezavam sobre terras de uso comum, foram fragmentadas em cerca de 80 glebas individuais.

Esse fato, reproduzido por toda a região, deu origem a um feroz mercado de terras, do qual a população local, alheia à lógica de mercado e, em especial, à do mercado de terras, não tinha condições de avaliar as implicações. De forma apenas aparentemente paradoxal, a regularização das terras do Cangume foi o maior instrumento de sua expropriação territorial. Em um curtíssimo período de anos, todas as glebas individuais, por necessidade de sobrevivência dos moradores ou por forte pressão dos próprios fazendeiros já instalados, foram vendidas. Restaram apenas duas glebas familiares e uma que, por decisão dos próprios moradores, foi titulada (ainda que não registrada em cartório) “em comum”, conhecida como “patrimônio do Cangume” e responsável pela manutenção da comunidade como tal.

Sua população vive sobre uma terra comum, o “patrimônio do Cangume”, de apenas 37 ha, onde mantém minúsculas hortas cercadas e alguma criação solta, de porcos e cabras.

Em função das pouquíssimas terras, os moradores do Cangume trabalham como diaristas para os fazendeiros vizinhos, recebendo remuneração que chega a ser até 50% menor que a dos trabalhadores dos outros bairros. Essa é a manifestação mais concreta da discriminação que recai sobre o grupo, apesar do destaque que ele vem alcançando com o reconhecimento informal dos poderes municipais, de sua condição de remanescentes de quilombos.”

Luciana Bedeschi            
Maria Sueli Berlanga
Mary Michael Nolan

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

FORMAÇÃO - O QUE É NATAL?

 Como toda festa religiosa, o Natal é rico em símbolos. Por isso são poucos aqueles que conhecem suas origens e seus significados. O Natal marca a grande festa de solidariedade universal. Pois é comemorado em todo o mundo, até mesmo onde a população cristã é minoria. Podemos sentir que, quando o dia 25 se aproxima, certa ternura vai envolvendo a todos, e o ar fica carregado de uma grande expectativa. O Natal, enfim, cultiva nas pessoas sentimentos muitas vezes esquecidos, como o amor ao próximo. Muitos símbolos que freqüentam vitrines iluminadas, a sala de nossas casas cria novos sons, melodias e cores que dão às nossas festas uma grande harmonia. Historicamente, não se tem certeza a respeito da data do nascimento de Jesus. Um acontecimento tão importante como a vinda do filho de Deus mereceria ser lembrado numa ocasião especial, de modo que todos facilmente incorporaram o costume de celebrá-la. Aí, é que entra o dia 25, nessa época do ano ocorre, no hemisfério norte do planeta, o chamado solstício de inverno que é o momento em que o sol, depois de atingir o ponto mais distante de sua órbita, reinicia seu caminho de volta fazendo com que os dias tornem-se mais longos. Foi da apropriação e do amálgama das festividades pagãs que surgiu o Natal, também como forma de converter os não-cristãos a aderirem ao cristianismo. A celebração do Natal é repleta de símbolos, que fizeram desta tradição uma das festas mais ornamentadas.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010


Cristo preferiu se identificar melhor conosco,
Mostrando o seu lado humano, frágil,
Sentindo dores e cansaço como nós,
Para que compreendêssemos o seu idealismo linear
De solidariedade exultante para com todos os que aceitam
A sua mensagem não só salvífica,Mas afável, concreta e memorável.

Feliz natal
Paróquia e Santuário
 Nossa Senhora da Guia

ENCERRAMENTO DA NOVENA DE NATAL


    Durante este mês de dezembro diversos grupos se reuniram e se prepararam para o natal do menino Deus. Natal é sinônimo de família, de união, de aproximação das pessoas, e quando essas pessoas se sentem próximas é sinal que o sentido do Natal se realizou, esta é a principal intenção das novenas realizadas nas casas das famílias. Que vocês se deixem contagiar por esse clima natalino, fazendo uma reflexão sobre esses 365 dias que estão chegando ao seu final e percebam que se houve derrotas, também houve vitórias, se houve tristeza, também houve alegria. Que Deus ilumine a todos e que possamos verdadeiramente viver este Natal de coração aberto para receber o Menino Deus em nossos corações, nas nossas familias e em nossas comunidades.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CONFISSÃO COMUNITÁRIA PARA O NATAL

 NESTA SEXTA - FEIRA, DIA 17 DE DEZEMBRO, 19h30, NA MATRIZ SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA GUIA SERÁ CELEBRADA A CONFISSÃO COMUNITÁRIA, MOMENTO DA COMUNIDADE SE REUNIR   E  MAIS UMA VEZ RECORRER A MISERICÓRDIA DE DEUS .

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

MENSAGEM PARA O NATAL

                         Neste Natal temos que reconhecer Jesus Cristo no nosso dia - dia. Precisamos reconhecer Jesus na pessoa que esta do nosso lado, na nossa família, nosso serviço. Precisamos que Jesus nasça primeiro em nossos corações.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

RETIRO DA PASTORAL DA JUVENTUDE

       
        A Pastoral da Juventude de nossa Paróquia realizou no último domingo dia 12 de dezembro um retiro Espiritual com jovens da matriz e da comunidade de Nossa Senhora da Boa Esperança do Bairro Batatal. Na parte da manhã os jovens refletiram o tema "a juventude em busca de seus valores", na parte da tarde foi realizada com toda a comunidade uma celebração da palavra presidida pelo Catequista Lucival e o Ministro da Eucaristia Satiro.
        Nossa Paróquia agradece toda a comunidade pelo apoio na organização deste retiro.
            Para 2011 a Pastoral da Juventude vem com muito mais novidade e mais trabalho. Ajude a PJ realizar sua missão de evangelização dos jovens.

SANTA LUZIA

              Santa Luzia e padroeira das comunidades da Bulha e Indaiatuba. Protetora da pessoas com problemas de visão.
ORAÇÃO
            Santa Luzia, Virgem e Mártir, que tanto agradastes ao Senhor, preferindo sacrificar a vida a lhe ser infiel, vinde em nosso auxílio e por meio de vossa intercessão livrai-nos de toda a enfermidade dos olhos e do perigo de perdê-los. Possamos por vossa intercessão passar a vida na paz do Senhor chegando um dia a vê-lo com os olhos transfigurados na eterna pátria dos céus. Amém!

MISSA PRIMEIRA EUCARISTIA - COMUNIDADE DE SANTO EXPEDITO, BAIRRO ILHA RASA MARGEM DIREITA


                                                                                                                                      Mensagem para a comunidade Santo Expedito do bairro da ilha Rasa M D. A Eucaristia é o alimento. Ninguém vive sem se alimentar. Para viver, dependemos não só da comida, mas também do pão da fraternidade, do carinho, da justiça. Nessa experiência de repartir o pão de cada dia, seja o pão de trigo, seja o pão da dor ou da alegria, Deus está presente. Celebrar a Eucaristia é também uma denúncia contra a falta de fraternidade que existe no mundo; porque na Eucaristia comemos do mesmo pão, quando na vida falta pão para tanta gente. Acreditamos e celebramos tudo isso na comunhão. A Eucaristia é Deus mesmo se repartindo como pão, na doação de Jesus.. Parabens para toda a comunidade e de modo especial para a catequista destas 5 crianças. que Deus ilumine a vida de todos.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

FESTA EM LOUVOR A NOSSA SENHORA CONCEIÇÃO- JACUPIRANGA

        Aconteceu ontem dia 08 de dezembro de 2010, a Missa Solene em Louvor a Nossa Senhora da Conceição, após a Novena que se iniciou no dia 27 de novembro, onde foram refletidos muitos temas sobre Maria.

         Com a presença de D. José Luis Bertanha, que é Bispo da Diocese de Registro/ SP e com a presença dos padres da região, a Missa Solene te início as 10 horas da manhã na Igreja Matriz de Jacupiranga.

          Muitos devotos e visitantes de outras cidades vieram prestigiar o evento. Fica aqui nosso agradecimento a todos, pelo empenho na organização e a todos vieram prestigiar a festa.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ORDENAÇÃO DICONAL - ALESSANDRO E ADELSON

                A Diocese de Registro ganhou no último dia 05 e Dezembro dois novos Diáconos. Os Seminaristas Adelson, natural de Sete Barras, e Alessandro, natural de Jacupiranga foram ordenados Diáconos pela imposição das mãos de Dom José Luiz Bertanha, bispo de nossa Diocese. A celebração foi realizada na Paróquia `Catedral São Francisco Xavier em Registro e contou com fieis de varias Paróquias, além de quase todos os Padres da Diocese. foi um momento de fé para todos e nesta mesma fé é que nós da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Guia  expressamos todos nosso apoio de alegria nesta nova etapa na vida dos Diáconos Alessandro e Adelson.  

sábado, 4 de dezembro de 2010

FESTA EM LOUVOR A SÃO FRANCISCO XAVIER - PADROEIRO DA DIOCESE

         A Diocese de Registro celebrou nesta última sexta feira a Festa em Louvor a São Francisco Xavier, foi um momento de festa e fé para a Diocese e para a cidade de Registro. Que São Francisco Xavier ilumine as nossas vidas e que posamos seguir seu seu exemplo de missionário. 

PARÓQUIA ADQUIRE NOVO CARRO

     Nossa Paróquia adquiriu um novo carro para as atividades pastorais. Tudo isso foi possível graças a festa em Louvor a Nossa Senhora da Guia realizada em Setembro.   

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ADVENTO

Origem
                Há relatos de que o Advento começou a ser vivido entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, como preparação para a festa do Natal. No final do século IV na Gália (atual França) e na Espanha tinha caráter ascético com jejum abstinência e duração de 6 semanas como na Quaresma (quaresma de S. Martinho). Este caráter ascético para a preparação do Natal se devia à preparação dos catecúmenos para o batismo na festa da Epifania. Somente no final do século VII, em Roma, é acrescentado o aspecto escatológico do Advento, recordando a segunda vinda do Senhor e passou a ser celebrado durante 5 domingos.
                 Só após a reforma litúrgica é que o Advento passou a ser celebrado nos seus dois aspectos: a vinda definitiva do Senhor e a preparação para o Natal, mantendo a tradição das 4 semanas. A Igreja entendeu que não podia celebrar a liturgia, sem levar em consideração a sua essencial dimensão escatológica.